O posicionamento correto no espaço dos objetos estudados reforça o rigor e a credibilidade do trabalho geográficoPor Jorge Raffo e Martin Hoffmann |
Nos últimos anos tem-se divulgado amplamente um instrumento que está gerando uma profunda alteração nos métodos de trabalho de diversos profissionais. Embora seja conhecido pela sigla GPS, esse equipamento deveria ser popularmente chamado de receptor GPS, já que a sigla GPS compreende todo o sistema formado pelos receptores dos usuários - um conjunto de mais de 20 satélites e várias estações de monitoramento e controle dos satélites. O Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global em português, foi desenvolvido pelo governo dos Estados Unidos com fins militares, no final dos anos 70 e começo dos 80, mas logo a comunidade científica civil e universitária começou a trabalhar e a pesquisar os usos possíveis desta nova tecnologia. Os métodos de uso e as precisões obtidas através destas investigações ultrapassaram em muito as expectativas originais do sistema.
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Um pouco de história
O posicionamento dos objetos na superfície da Terra sempre foi um problema importante para diversas áreas, especialmente na navegação e em questões de limites entre países. Para se ter uma idéia da importância dessa questão e do problema técnico que era a determinação das coordenadas geográficas, bastar lembrar que o governo da Inglaterra, no ano de 1714 1 estabeleceu um prêmio equivalente a 12 milhões de dólares (atuais) para quem conseguisse estabelecer um método que determinasse aLongitude Geográfica com precisão de meio grau (aproximadamente 50km). Cabe observar também que o Tratado de Tordesilhas, acordado entre Espanha e Portugal, foi afetado pela imprecisão na determinação da longitude do Meridiano que separava as colônias de ambos estados na América, gerando reiterados problemas de limites.
O posicionamento dos objetos na superfície da Terra sempre foi um problema importante para diversas áreas, especialmente na navegação e em questões de limites entre países. Para se ter uma idéia da importância dessa questão e do problema técnico que era a determinação das coordenadas geográficas, bastar lembrar que o governo da Inglaterra, no ano de 1714 1 estabeleceu um prêmio equivalente a 12 milhões de dólares (atuais) para quem conseguisse estabelecer um método que determinasse aLongitude Geográfica com precisão de meio grau (aproximadamente 50km). Cabe observar também que o Tratado de Tordesilhas, acordado entre Espanha e Portugal, foi afetado pela imprecisão na determinação da longitude do Meridiano que separava as colônias de ambos estados na América, gerando reiterados problemas de limites.
Como funciona?
Para o posicionamento com o GPS, o receptor capta o sinal de rádio proveniente de vários satélites, determina o tempo demorado pelo sinal do satélite até chegar ao receptor e, a partir deste tempo, calcula a distância dos satélites ao receptor e, posteriormente, suas próprias coordenadas. Quanto maior o número de satélites captados, melhor a precisão do posicionamento. O receptor consegue captar os satélites que, no momento da observação, estejam sobre o horizonte do usuário e com vista desimpedida, por exemplo, sem prédios que obstaculizem o sinal.
Para o posicionamento com o GPS, o receptor capta o sinal de rádio proveniente de vários satélites, determina o tempo demorado pelo sinal do satélite até chegar ao receptor e, a partir deste tempo, calcula a distância dos satélites ao receptor e, posteriormente, suas próprias coordenadas. Quanto maior o número de satélites captados, melhor a precisão do posicionamento. O receptor consegue captar os satélites que, no momento da observação, estejam sobre o horizonte do usuário e com vista desimpedida, por exemplo, sem prédios que obstaculizem o sinal.
A popularização dos receptores e seu uso em sala de aula e atividades extra-classes mexe com a imaginação dos professores e dos alunos. Confira:
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Desde então, os métodos e os instrumentos melhoraram substancialmente. Até o aparecimento do sistema GPS as metodologias de posicionamento eram geodésicas e astronômicas, exigindo trabalhos prolongados, com o uso de equipamentos sofisticados e pessoal técnico altamente capacitado. Consequentemente, determinar as coordenadas geográficas (medidas em graus e minutos) ou coordenadas UTM(medidas em metros ou quilômetros), resultava caro é só era realizado em casos de muita necessidade.
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Com o aparecimento, primeiramente, do sistema GPS e, depois, dos sistemas Glonass da Rússia, e Galileu da União Europeia (este quase pronto a operar), assim como um sistema chinês e outro indiano, ambos em desenvolvimento. Hoje deveria-se falar mais em Sistema Global de Navegação por Satélite (Global Navigation Satellite System, GNSS na sigla em inglês) 2, um termo mais genérico para se referir aos sistemas de posicionamento por satélite. De qualquer forma, o posicionamento está resultando bem mais simples de ser realizado do que antigamente.
Este fato tem levado à generalização dos métodos de posicionamento. Hoje já existem telefones celulares com GPS, que também está presente como auxiliar do motorista em seus carros. Novas tecnologias estão sendo desenvolvidas, as quais eram impensáveis antes dos sistemas de posicionamento por satélite, como aAgricultura de Precisão, por exemplo.
A aplicação do GPS na prática do bacharel em Geografia
Na Geografia, as aplicações do GPS são inúmeras. Segundo a Lei 6664, que disciplina a atividade do Geógrafo, são atividades deste profissional “os reconhecimentos, levantamentos, estudos e pesquisas de caráter físico-geográfico, biogeográfico, antropogeográfico e geoeconômico e as realizadas nos campos gerais e especiais da Geografia que se fizerem necessárias”. Em todas estas atividades, o posicionamento correto no espaço dos objetos estudados reforça o rigor e a credibilidade do trabalho geográfico. Por outro lado, ajuda a individualizar objetos em fotografias aéreas e imagens de satélite, melhorando a pesquisa geográfica.
Aplicação prática em sala de aula
Não só o GPS é usado cada vez mais nas áreas de atuação do bacharel em geografia, como também pode ser utilizado pelo professor de geografia na sala de aula. Os alunos têm contato com o GPS quando andam em um táxi equipado com o referido instrumento, ou mesmo em seu celular, ou sabem que o caminhão que passa pela estrada também está acessando o sistema, e isso naturalmente desperta sua curiosidade. Sendo o GPS um instrumento de posicionamento espacial, é a disciplina Geografia a mais adequada para aprender sobre o GPS na escola.
1 Longitude, de Dava Sobel (Editora Companhia de Bolso).
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2 Grupos de Estudos em Geodésia Espacial. GNSS.http://gege.fct.
unesp.br/index_port.php?p=1 |
3 Agricultura de Precisão(Wikipedia). http://pt.wikipedia. org/wiki/Agricultura_de_ precis%C3%A3o |
Em pouco tempo o GPS deve ser incorporado aos materiais didáticos do professor de Geografia, assim como o mapa e o globo terrestre.
O preço dos receptores portáteis tem diminuído consideravelmente, o que facilita sua aquisição. Ultimamente, com os telefones celulares com GPS, a divulgação ainda é maior. Isto contribui para que os professores de geografia possam usar esses equipamentos em atividades práticas com seus alunos, seja no mapeamento do bairro da escola, seja no levantamento das espécies vegetais quando se faz um trabalho de geografia ambiental, seja auxiliando na compreensão da latitude e da longitude, percorrendo paralelos e meridianos geográficos orientados pelo GPS. Em pouco tempo este instrumento deve ser incorporado aos materiais didáticos do professor de Geografia, assim como o mapa e o globo terrestre.
Para finalizar, deve-se indicar que, segundo a finalidade do trabalho a ser realizado, um determinado tipo de equipamento deverá ser utilizado, levando em consideração a precisão exigida no serviço. Para auxiliar as aulas de geografia ou para apoio à maioria das pesquisas em geografia é possível utilizar um GPS portátil, também conhecido como GPS de navegação – o mesmo que é utilizado nos carros ou nos telefones celulares. Para trabalhos que exijam precisões maiores, como definir os limites de propriedades ou de municípios, por exemplo, devem ser utilizados equipamentos mais sofisticados.
Para saber + | |
Fonte: Conhecimento prático
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