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terça-feira, 23 de junho de 2015

PLANO DE AULA: Analisando um climograma

Conceitos

Clima, gráficos, estações do ano, tempo atmosférico.

Objetivos

O aluno será capaz de ler, analisar, compreender, descrever e produzir gráficos de climograma. Também será capaz de associar os dados à dinâmica ambiental e ao aproveitamento econômico. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá:
1) Construir um climograma, representando as variações de temperatura e precipitação;
2) Analisar um climograma, descrevendo a distribuição das temperaturas e das precipitações;
3) Associar a dinâmica climática com atividades econômicas determinadas, principalmente turismo e agropecuária;
4) Compreender que as variações de temperatura, umidade e precipitação anuais estão relacionadas com o preço de alguns produtos (leite, frutas, carne, etc.);
5) Compreender a relação entre as estações do ano e o deslocamento de populações (humanas e animais);
6) Perceber a relação entre as estações do ano e a sua própria realidade local (Quando chove mais? Existem deslizamentos de terra? Quando determinadas árvores e plantas, características do lugar, florescem ou dão frutos? Algumas doenças aumentam ou diminuem o número de casos em alguma estação do ano? Etc.).

Estratégia

1) Propor a confecção de climogramas de diferentes climas, latitudes e hemisférios (norte e sul);
2) Ler os climogramas e procurar descrever as variações de temperatura e precipitação (ex.: verão seco, inverno chuvoso, total pluviométrico anual, média máxima, média mínima, amplitude térmica, etc.);
3) Pesquisar situações opostas, levando em conta informações turísticas. Por exemplo: em qual estação do ano a Áustria recebe mais turistas para esquiar na neve ou em qual estação do ano as praias do sul do Brasil recebem maior número de turistas;
4) Pesquisar, no seu estado, quando (quais meses ou estações do ano) ocorrem os principais plantios e colheitas e se provocam deslocamentos de pessoas.

Conclusão da atividade

1) Dividir a sala em grupos e propor a criação de um folheto ressaltando as qualidades do clima local, com o objetivo de atrair turistas e/ou investimentos;
2) Fazer uma competição entre os diferentes folhetos;
3) Expor os diferentes climogramas e as paisagens naturais associadas a cada um deles.
Luiz Carlos Parejo
é geógrafo e professor de geografia.

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