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sexta-feira, 19 de junho de 2015

PLANO DE AULA - ENSINO MÉDIO: Formação de montanhas: agentes internos e externos

Objetivo(s) 
- Entender os processos geológicos e geofísicos constituintes da crosta terrestre responsáveis por sua dinâmica interna
- Identificar hipóteses e evidências que expliquem a configuração do relevo terrestre por meio de constatações geológicas decorrentes de teorias científicas
- Classificar as diferentes manifestações do relevo terrestre considerando as forças endógenas e exógenas que atuam no planeta
Ano(s) 
Tempo estimado 
3 aulas
Material necessário 
Reportagem de VEJA: Das ondas para o topo do mundo
- Textos e imagens sobre o tema
- Atlas geográfico
- Projetor multimídia
- Computadores conectados à internet
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a temática "montanhas". Problematize:

- O que é uma montanha?
- Como se formam as montanhas?
- Onde se localizam as maiores altitudes do planeta?


Permita que os estudantes expressem suas noções sobre o assunto e registre-as esclarecendo possíveis equívocos e, a partir da "sementeira de ideias", ajude-os a elaborar um quadro-síntese para sistematizar a produção de conhecimentos.
2ª etapa 
Agora, organize os estudantes em grupos e oriente-os a pesquisar o tema com o objetivo de fundamentar a compreensão do conteúdo debatido na atividade anterior.

Cada grupo deverá buscar informações em livros didáticos e materiais paradidáticos, atlas escolares, revistas e sites de busca na internet, procurando explicar o que são montanhas, quais são os agentes internos (os movimentos da crosta) e externos (clima e intemperismo) responsáveis pela formação das mesmas e onde se localizam as maiores altitudes do planeta.

Ressalte a importância de buscar informações em fontes de pesquisa confiáveis, especialmente quando disponíveis na internet, como plataformas multimídia reconhecidas por instituições educacionais e/ou de pesquisa.

Para iniciar a pesquisa, peça que os grupos leiam o artigo "Montanha", disponível na Britannica Escola Online, (plataforma educacional reconhecida pelo MEC/CAPES, dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares).

Além do artigo sugerido, apresente o vídeo "Montanhas", disponível na Britannica Escola Online , que ajuda a compreender algumas caraterísticas das formações montanhosas e as diferenças entre as formações antigas e as mais recentes.

Para melhor explorar o vídeo, peça que os alunos prestem atenção nos seguintes pontos:
- Como reconhecer as características dos relevos montanhosos?
- Quais os tipos de montanhas existentes em nosso planeta?


Acompanhe o desenvolvimento da pesquisa pelos grupos explicando e esclarecendo possíveis dúvidas sobre os processos de formação das montanhas. Cite exemplos de relevos montanhosos e auxilie os grupos a localizarem as principais cadeias montanhosas nos diferentes continentes.
Oriente os estudantes a fazerem registro das informações levantadas em cada etapa da pesquisa em um arquivo no computador ou no caderno.
3ª etapa 
Auxilie os grupos de estudantes a exporem os resultados do estudo em forma de seminário, utilizando cartazes ilustrativos ou projetor multimídia.

Após as apresentações, sugerimos que o professor, com o apoio dos alunos, reúna todos os materiais apresentados por cada grupo em um só arquivo, formando um único documento que poderá ser utilizado como fonte de pesquisa por outros estudantes. Além disso, os resultados poderão ser apresentados à comunidade escolar em algum evento, como uma feira cultural.

Se houver espaço em sua escola, sugerimos algumas abordagens que podem ser trabalhadas com outras áreas do conhecimento. Por exemplo, em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre as diversas atividades humanas em terras montanhosas; em Ciências, podem ser feitos estudos sobre os problemas socioambientais em regiões de montanhas; em Artes, confeccionar painéis temáticos e, em Matemática, tabular dados quantitativos sobre as montanhas e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Avaliação 
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:
- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa confiáveis, em cada uma das atividades propostas.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

O significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. Com base nisso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração.

Fonte: Gente que educa

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