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domingo, 5 de abril de 2015

A nova cara do Brasil: Grupos dominantes

Estudo inédito revela os novos perfis socioeconômicos da população brasileira


Edgar Melo





A Serasa Experian realizou um dos estudos mais completos já empreendidos no Brasil sobre a população brasileira acima de 18 anos. O levantamento é um retrato acurado dos perfis que compõem a população do País e vai permitir que empresas, agências e profissionais de marketing, estudiosos e gestores de políticas públicas tenham dados para traçar estratégias e desenvolver serviços e produtos para os diversos grupos que compõem a população brasileira.
O novo Mosaic Brasil é um modelo de segmentação do mercado consumidor brasileiro da Serasa Experian, baseado em dados socioeconômicos, demográficos, geográficos, comportamentais, de consumo e estilo de vida. "O novo Mosaic prova que a sociedade não está genericamente dividida apenas em classes A, B, C ou D", explica o presidente da Serasa Experian, José Luiz Rossi. "Essa segmentação é mais complexa e composta de 11 grupos e 40 segmentos, considerando uma análise minuciosa de mais de 400 variáveis."
"O País é extremamente diversificado. Compomos um verdadeiro mosaico de cidadãos." Segundo ele, tentar compreender uma sociedade tão complexa - na verdade, várias sociedades dentro de vários cenários - demanda um esforço que vai muito além da análise individual e pontual dos dados de renda, condições geográficas, comportamento, cultura, possibilidades locais, política e demais contextos que envolvem cada grupo de brasileiros. "Um primeiro passo é exatamente ter consciência da necessidade de considerar todas essas variáveis.

E é isso que o Mosaic proporciona: um quadro-geral, um quebra-cabeça completo, um mosaico. A obra de arte que é o povo brasileiro." Confira, a seguir, algumas conclusões.

DESCRIÇÃO DE CADA GRUPO
GRUPO A
ELITES BRASILEIRAS
Adultos acima de 30 anos, com alta escolaridade, bem empregados ou donos do próprio negócio, desfrutando de alto padrão de vida.
MINIDESCRIÇÃO Empresários e executivos bem-sucedidos, que vivem os confortos permitidos pela alta renda: automóveis de luxo, viagens internacionais, restaurantes e produtos exclusivos.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Alta escolaridade
Alto padrão de vida
Remuneração alta
Proprietários de empresas e imóveis
Urbanos
Casados
Adultos acima de 30 anos
VISÃO GERAL São pessoas com alta escolaridade, que vivem majoritariamente em regiões ricas e de prestígio nas áreas urbanas. Adultos acima de 30 anos, no auge de suas carreiras profissionais, ou em momento de significativa ascensão. Em função da alta remuneração, desfrutam de uma vida boa e com luxos. Viajam com frequência, inclusive para o exterior, e têm acesso a uma série de bens e serviços, como automóveis de luxo, imóveis próprios, bons restaurantes e vida cultural.


GRUPO B
EXPERIENTES URBANOS DE VIDA CONFORTÁVEL
Moradores de áreas urbanas, maduros, desfrutando de um bom padrão de vida.
MINIDESCRIÇÃO Com mais de 50 anos, são profissionais bem estabelecidos ou já aposentados. Usufruem agora do padrão de vida confortável conquistado com o trabalho. Moram em áreas urbanas, com destaque para o litoral.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Maioria acima de 50 anos
Urbanos
Vivem com suas famílias
Presença comum de idosos na casa
Trabalhadores da iniciativa privada
Escolaridade média
Casa própria
VISÃO GERAL Pessoas maduras, bem empregadas ou aposentadas, com boa renda para os padrões brasileiros - o que lhes garante uma vida confortável. Compõem uma classe média tradicional madura, com escolaridade média.
Ocupam, em geral, espaços urbanos, em especial capitais e regiões metropolitanas, com destaque para as áreas litorâneas desenvolvidas do País.
A maioria vive com familiares e é comum que idosos morem com seus filhos. São, sobretudo, pessoas que trabalharam muito e conseguiram, assim, obter um padrão de vida diferenciado. Isso lhes confere um caráter mais conservador e tradicionalista em termos de moral, família, comportamento de consumo e política.


GRUPO C
JUVENTUDE TRABALHADORA URBANA
Pessoas jovens, solteiras, moradoras de grandes áreas urbanas, iniciando suas carreiras.
MINIDESCRIÇÃOCom até 35 anos, são jovens em início de carreira, mas ainda buscando aumentar sua escolaridade, que já é superior à dos pais. São otimistas e antenados, com acesso à tecnologia e de olho nas tendências.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Jovens até 35 anos
8 em cada 10 são solteiros
Maioria sem filhos
6 em cada 10 moram em regiões metropolitanas
Antenados
Gostam de tecnologia e acessam a internet
Diferentes perfis de renda
VISÃO GERALJovens adultos, em sua maioria com até 35 anos, moradores de grandes áreas urbanas do País. A maior parte possui Ensino Médio, mas com perspectiva de prosseguir com os estudos.
Estão no início de suas carreiras e com a vida ainda bastante aberta. Alguns já trabalham nas áreas que pretendem seguir, outros estão em trabalhos de "passagem", para garantir a renda necessária para si, ajudar em casa e poder financiar os estudos.
São modernos, gostam de se divertir e, quando podem, aproveitam para viajar - de preferência para regiões de praia, com amigos ou namorados(as). Gostam de tecnologia, são antenados e buscam ter produtos de última geração. São otimistas e formadores de opinião, sobretudo em suas famílias, já que costumam ter escolaridade superior à de seus pais.


GRUPO D
JOVENS DA PERIFERIA
Jovens moradores de zonas periféricas das áreas urbanas ou rurais com poucas oportunidades.
MINIDESCRIÇÃO
As limitações no acesso à educação e na infraestrutura dos bairros onde moram torna mais difícil a rotina desses jovens. Entretanto, viram a vida melhorar e acreditam em um futuro melhor.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Jovens
Muitas mulheres chefes de família
Maioria solteira
Moradores da periferia
Dividem residência com a família
VISÃO GERAL Jovens moradores das zonas periféricas urbanas ou rurais. Em sua maioria solteiros, trabalham e contribuem efetivamente com o sustento do lar, geralmente dividido com demais membros da família. Destaca-se a presença de mulheres chefes de família.
Embora uma boa parte tenha acesso a emprego formal, a informalidade está muito presente, deixando a vida mais incerta. As transformações dos últimos anos proporcionaram melhora efetiva nas condições de vida de suas famílias, o que, por vezes, reforça neste grupo uma expectativa mais positiva em relação ao futuro pessoal e do País. Por outro lado, vivem uma realidade mais difícil - apesar do crescente acesso à informação, as desigualdades persistem, e os jovens mais pobres são os mais prejudicados.


GRUPO E
ADULTOS URBANOS ESTABELECIDOS
Pessoas em geral entre os 30 e 60 anos, urbanas, com boa renda e que atingiram um padrão de vida relativamente confortável.
MINIDESCRIÇÃO
O brasileiro adulto médio: com boa escolaridade e esforço, eles conquistaram uma vida profissional e financeira estável, ainda que sem luxos. São consumidores mais cautelosos.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Adultos
Vida profissional estável
Urbanos
Boa renda
Tradicionalistas
Mais homens
Chefes de família
VISÃO GERAL Pessoas adultas, que estão próximas ou já atingiram uma fase estável da vida profissional. Isso lhes permite ter uma boa renda média (alta para alguns), garantindo-lhes um bom e confortável padrão de vida. Profissionais escolarizados, que atuam em geral na iniciativa privada, embora uma pequena parte possua algum tipo de negócio próprio.
Diferentemente do que vemos na população brasileira em geral, neste grupo, há uma ligeira maioria de homens.
São pessoas com perfil mais conservador, que valorizam a família e as conquistas que obtiveram, segundo eles, com o próprio esforço. Tradicionais também em relação aos meios de comunicação, eles vêm aos poucos adquirindo mais confiança na busca por informação e compras pela internet.


GRUPO F
ENVELHECENDO NO SÉCULO XXI
Aposentados da classe média, acima de 60 anos, com hábitos arraigados, fruto do aumento da expectativa de vida.
MINIDESCRIÇÃO
O crescente grupo de idosos de classe média usufrui, hoje, de melhores condições, devido à renda da aposentadoria e do maior acesso a serviços de saúde. Ainda assim, sentem nostalgia dos tempos mais simples.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Idosos
Aposentados
Tradicionalistas
Arredios à tecnologia
Urbanos
Controlados financeiramente
Escolaridade média para baixa
Classe média
VISÃO GERALEles compõem uma nova geração de idosos, fruto das alterações da pirâmide etária brasileira: o aumento significativo da expectativa de vida e o envelhecimento da população do País. A tendência para as próximas décadas é o crescimento desse grupo no Brasil.
São pessoas com mais de 60 anos, aposentadas, com escolaridade média para baixa. Hoje, usufruem de melhorias nas condições de vida em relação aos tempos de juventude, como maior acesso à saúde pública, saneamento básico, valorização da medicina preventiva e de hábitos de vida mais saudáveis.
Uma de suas características mais marcantes é a estabilidade, adquirida em razão da renda fixa (a aposentadoria) e de um comportamento financeiro mais controlado. Este grupo pertence em sua maioria à classe média brasileira, ou seja, de renda média.


GRUPO G
DONOS DE NEGÓCIO
Predominantemente homens, na faixa entre 25 e 55 anos, que se caracterizam por ter um negócio próprio.
MINIDESCRIÇÃO
O sonho de ser o próprio patrão tornou-se realidade para eles. São pequenos e médios empreendedores que investiram suas economias e começam a ver o resultado, ainda que com algumas instabilidades.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Maioria homens
Predominantemente casados
Maior parte entre 25 e 55 anos
Escolaridade média a alta
Proprietários de pequenos e médios negócios
Grande parte fora das capitais
VISÃO GERALSão pequenos e médios empreendedores, que vivem confortavelmente. Em geral, são homens entre 25 e 55 anos, casados, que vivem com suas famílias e ganham a vida com um negócio próprio. Eles acreditaram no próprio talento e resolveram INVESTIR no sonho de trabalhar para si mesmos. Começaram com propostas pequenas - até mesmo informais - e cresceram, alcançando certo sucesso e conseguindo, aos poucos, formalizar e ampliar seus negócios.
Otimistas, querem INVESTIR mais no futuro de seus negócios, pensando inclusive em deixar um patrimônio para as futuras gerações da família. Esperam que o Brasil cresça e lhes ofereça cada vez mais oportunidades. Almejam um foco do governo em seu segmento, com ações que facilitem o dia a dia do pequeno e do médio empreendedores.
GRUPO H
MASSA TRABALHADORA URBANA
Homens e mulheres casados, com baixa remuneração, ocupando atividades associadas ao trabalho manual, vivendo em grandes centros urbanos.
MINIDESCRIÇÃO
Formando a massa de trabalhadores com baixa escolaridade e renda, eles vivem as vantagens e as desvantagens das grandes cidades: o acesso ao consumo e à informação e os problemas de mobilidade e alto custo de vida.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Trabalhadores
Baixa escolaridade
Baixa renda
Com filhos
Emprego formal
Muitos moradores de favelas
VISÃO GERAL Trata-se da grande massa trabalhadora das grandes cidades e regiões metropolitanas do País. A maioria estudou apenas até o nível fundamental e ocupa funções de baixa qualificação, associadas ao trabalho manual. Consequentemente, grande parcela possui baixa renda. Em geral, casados e com filhos, vivem com suas famílias estendidas e parentes idosos, cujas aposentadorias contribuem significativamente para a manutenção do nível de vida da família.
Moram, em sua maioria, nas regiões metropolitanas, onde o custo de vida é alto. Sofrem com problemas de mobilidade urbana e a baixa educação. Muitas vezes, são moradores de favelas. Aproveitam o acesso ao consumo e à informação, que os tornam mais incluídos socialmente que pessoas com renda e escolaridade semelhantes.


GRUPO I
MORADORES DE ÁREAS EMPOBRECIDAS DO SUL E SUDESTE
Adultos, concentrados na faixa etária entre 36 e 70 anos, morando em locais pobres tanto em grandes cidades como no interior.
MINIDESCRIÇÃO
Trabalhadores com escolaridade e renda baixas, morando em áreas precárias, com difícil acesso a espaços e serviços públicos. Nos últimos anos, eles viram seu poder de consumo crescer, indo além das necessidades mais imediatas.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Adultos
Profissionais de baixa escolaridade
Moradores de zonas empobrecidas
Concentração nas regiões mais populosas do País
Famílias
Homens e mulheres
VISÃO GERALEstão mais próximos da maturidade do que da juventude e habitam áreas empobrecidas dos Estados do Sul e Sudeste do País. Muitos se concentram no interior desses Estados, inclusive em zonas rurais. Vivem em condições precárias - alguns em favelas - muitas vezes, em habitações em situação irregular, mal acabadas ou envelhecidas. Em geral, são trabalhadores de baixa escolaridade ocupando cargos de também baixa remuneração. Uma parte desse grupo depende de ajuda governamental.
Têm pouco acesso a espaços públicos de lazer e dificuldade para utilizar serviços públicos, como saúde e educação. No entanto, compõem parte considerável de uma população diretamente beneficiada pelas mudanças sociais e econômicas dos últimos anos: o aumento real do salário mínimo e a consequente ampliação do consumo.


GRUPO J
HABITANTES DE ZONAS PRECÁRIAS
Pessoas pobres, habitando áreas de baixo desenvolvimento econômico, em geral no Nordeste e Norte do País.
MINIDESCRIÇÃO
Homens e mulheres que vivem próximos à linha de pobreza e, por isso, dependem de programas sociais. A baixa renda e escolaridade é agravada por estarem em regiões com acesso restrito a serviços públicos.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Pobres
Vivendo em condições precárias
Em geral no Nordeste e Norte
Baixíssima escolaridade
Sem perspectiva de vida
Dependentes de ajuda governamental
VISÃO GERALPessoas pobres que habitam regiões de baixíssimo desenvolvimento econômico. Em geral, vivem situações de vulnerabilidade social, com altos índices de desemprego e informalidade, baixa escolaridade e renda, muitas vezes restrita ao salário mínimo.
Há uma predominância de homens chefes de família e mulheres donas de casa, ou sem atividade formal. O acesso a bens e serviços é bastante restrito e, em geral, moram em casas antigas ou inacabadas, nos limites do espaço urbano, quase rural.
Muitos dependem de algum tipo de ajuda governamental para estarem imediatamente acima da linha da pobreza. Em termos de consumo, poucos conseguem ir além do básico. Nos últimos anos, conheceram melhora pontual, mas ainda estão aquém da chamada classe média.


GRUPO K
HABITANTES DAS ÁREAS RURAIS
Homens e mulheres vivendo em setores censitários classificados como rurais. Idade média em torno de 50 anos, com baixa escolaridade.
MINIDESCRIÇÃO
Moraram a vida toda em áreas rurais e isso define muito sobre eles: o trabalho para o agronegócio ou em lavoura para consumo próprio, a dificuldade para acessar educação e outros serviços públicos e o amor à terra.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Mais homens do que mulheres
Baixa renda
Vivem com família estendida
Alguns participam de programas sociais governamentais
Rurais
Acesso restrito à educação
VISÃO GERAL Moradores das áreas rurais do País, em geral casados e com filhos (crianças e adultos). Vivem do cultivo da terra ou de atividades ligadas ao agronegócio. Vivem com suas famílias, em casas com três ou quatro pessoas. É comum que parentes mais velhos vivam com eles em suas residências.
Neste grupo, há predominância de homens. Muitos são trabalhadores com carteira assinada, em geral em atividades ligadas ao agronegócio. Outro são pequenos proprietários e aposentados.
O acesso à educação é mais restrito do que em áreas urbanas, e a renda também é inferior. Entretanto, o custo de vida é menor e algumas facilidades vêm chegando ao campo, como a difusão de antenas parabólicas e telefonia móvel.

"O Brasil registra um processo de envelhecimento de sua população. A expectativa de vida aumentou tanto para homens quanto para mulheres e, hoje, temos uma população idosa significativa e com hábitos alterados em relação aos antigos idosos."


CONCLUSÕES
JOVENS ADULTOS DA PERIFERIA: FORMADORES DE OPINIÃO NO GRUPO COMUNITÁRIO O novo Mosaic Brasil revela mudanças dentro de importantes grupos, como, por exemplo, o Grupo D - Jovens Adultos da Periferia, que congrega os segmentos de moradores adultos de até 35 anos das periferias brasileiras, um dos protagonistas da ascensão da nova classe média brasileira. Este grupo é o que detém o maior percentual entre os 11 determinantes na população. Reúne 16,8% dos cidadãos. "Ao contrário dos jovens de elite, eles contribuem efetivamente, por meio de suas rendas modestas, com a manutenção do lar e são formadores de opinião significativos no interior do grupo comunitário, pois tiveram mais acesso à educação que os mais velhos, e introduzem novos hábitos de consumo nesses espaços, como o consumo on-line, uma vez que tendem a ser mais conectados", diz Juliana. Este grupo responde por 20% de todo o crédito concedido do País.
ENVELHECENDO NO SÉCULO XXI: IDOSOS COM HÁBITOS ALTERADOS INVESTEM EM LAZER
Outra conclusão importante na reformulação do Mosaic Brasil é o Grupo F - Envelhecendo no século XXI, que concentra 9,06% das pessoas. "O Brasil registra um processo de envelhecimento de sua população. A expectativa de vida aumentou tanto para homens quanto para mulheres e, hoje, temos uma população idosa significativa e com hábitos alterados em relação aos antigos idosos", explica a superintendente. "A melhora das condições gerais da população acima dos 65 anos, que incluem mais recursos médicos, além de propiciar longevidade, faz com que essas pessoas envelheçam mais ativas, com condições de aproveitar melhor essa fase, investindo em lazer e em demais itens que promovam a qualidade de vida, e não apenas em cuidados da saúde."
MASSA TRABALHADORA URBANA: BUSCA ASCENDER SOCIALMENTE E TER RENDA SUPERIOR
O Grupo H - Massa trabalhadora urbana - também ganha destaque no novo Mosaic Brasil. Este é o grupo que envolve as comunidades. "Atualmente, as comunidades têm grande representatividade na sociedade brasileira e não são apenas territórios marcados pela tentativa de combate à violência, mas lugares onde vivem pessoas que buscam ascender socialmente, conquistando renda superior." Para Azuma, as comunidades e seus moradores merecem um olhar mais atento do mercado. "As empresas, de maneira geral, já começam a INVESTIR nessas áreas."
DONOS DE NEGÓCIOS: EMPREENDEDORESOutro fato relevante no novo Mosaic Brasil é a identificação do Grupo G - Donos de Negócio, que, além do segmento dos empresários estabelecidos, apresenta com mais detalhes um grupo cada vez maior e mais importante na sociedade brasileira: os jovens empreendedores e o pequeno e o microempresário.
MUDANÇAS NA SOCIEDADE BRASILEIRAO Brasil passou por profundas mudanças nos últimos anos. Do ponto de vista econômico, controlou a inflação, viveu um período de crescimento e longa estabilidade política e econômica. Do ponto de vista demográfico, destacam-se a progressiva diminuição do crescimento vegetativo e, consequentemente, o envelhecimento da população. No entanto, uma das maiores modificações ocorreu em termos de diminuição da pobreza e da desigualdade social, com o surgimento daquela que vem convencionalmente sendo chamada de Nova Classe Média.
Nesse contexto, uma grande parte da população saiu da pobreza e passou a integrar plenamente o universo do consumo, tornando-se importante para o mercado consumidor interno, trazendo consigo novos hábitos e demandas.

Fonte: Conhecimento Prático Geografia - UOL

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