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segunda-feira, 6 de abril de 2015

Conflitos na África e no Oriente Médio - Plano de Aula

Conflitos na África e no Oriente Médio


Objetivo(s) 




- Reconhecer a ligação entre os protestos populares contra governos ditatoriais que vêm ocorrendo nos últimos meses em diversos países do norte da África e no Oriente Médio.
- Conhecer as características sociais e culturais desses países.
- Compreender a relevância da democracia no mundo contemporâneo.
Conteúdo(s) 
  •  

Ano(s) 
6º, 7º, 8º, 

Tempo estimado 
Oito aulas.

Material necessário 
 Notícias de jornais e revistas sobre os levantes que ocorreram nos últimos meses no norte da África e no Oriente Médio. Links de apoio:
http://educacao.globo.com/telecurso/noticia/2015/01/oriente-medio-entenda-o-conflito-arabe-israelense.html
http://www.mundoeducacao.com/geografia/a-producao-petroleo-no-oriente-medio.htm
http://www.alunosonline.com.br/geografia/oriente-medio.html
http://www.coladaweb.com/geografia/geopolitica-do-oriente-medio


Desenvolvimento 
1ª etapa 
Para alunos com deficiência física (cadeirantes)
Os espaços da escola devem ser adaptados para dar acesso aos alunos cadeirantes. É importante que, assim como os colegas, este aluno tenha acesso à sala de informática para que possa realizar sua pesquisa como os demais. O jornal mural é afixado em uma altura que seja conveniente tanto para a leitura do aluno com deficiência física nos membros inferiores, quanto para os demais alunos e professores da escola.
Questione os estudantes sobre o que eles sabem a respeito dos conflitos que têm sido anunciados nos últimos meses na TV, nos jornais e na internet. Quais países estão em foco? Indague por que
as pessoas protestam e quais são as possíveis motivações para tal. Liste no quadro as causas que levam a levantes. Proponha ao grupo analisar como as pessoas se organizam para manifestar o descontentamento e exigir mudanças. Convide a moçada a produzir um jornal mural para ser afixado nos corredores da escola sobre os conflitos estudados a fim de informar à comunidade escolar de forma breve o que está ocorrendo e explicar os motivos com uma linguagem acessível.
2ª etapa 
Apresente as notícias de jornal reunidas por você antecipadamente. Distribua o material para ser lido pela turma e questione por que as populações citadas estão protestando. Escreva as repostas no quadro. Como lição de casa, os estudantes devem pesquisar na internet, em portais de notícias, respostas mais embasadas e completas para o questionamento. Peça também que, durante a pesquisa, procurem identificar a visão dos árabes sobre as manifestações e os protestos e a opinião de outros países do mundo sobre os mesmos.
3ª etapa 
Peça aos alunos que contem o que descobriram na pesquisa feita em casa. Quais as diferenças e semelhanças entre os conflitos na Líbia, na Tunísia, na Argélia, no Sudão e no Egito, por exemplo? Quais eram as reivindicações populares em cada situação? A garotada provavelmente leu que os movimentos, em sua maioria, têm como exigência o fim de ditaduras vitalícias e da corrupção. Esses aspectos são os mais evidenciados pela mídia, mas é importante abrir o leque, mostrando dados econômicos, questões de empobrecimento da população, taxa desemprego, importância estratégica desses países na produção de petróleo e ligações entre os governos ditatoriais e potências internacionais. Estimule a moçada a notar que as manifestações se multiplicam por vários países do norte da África, mas que cada uma se dá de forma diferente e em tempos diferentes, comparando o caso do Sudão com o do Egito. Chame atenção para a reação dos governos, característica que também varia. Alguns reprimem e outros, como o da Jordânia, prometem reformas.
4ª etapa 
Solicite que os estudantes, individualmente, elaborem um texto argumentativo reconhecendo que os levantes em questão ocorrem de modos diferentes em cada país e que há a radicalização em alguns. Para disparar a atividade, uma estratégia interessante é questionar se no Egito as manifestações foram provocadas por um regime fundamentalista ou por uma ditadura teocrática.
5ª etapa 
Recolha os textos, avalie o que a turma compreendeu até o momento e proponha uma discussão a respeito das informações frágeis ou equivocadas. Amplie a conversa e questione se esses  anifestantes sempre clamam por democracia e protestam contra a corrupção, que marcam os movimentos.
6ª etapa 
Organize os alunos em grupos e instrua-os a listar os assuntos a serem abordados no jornal mural e fazer um breve resumo sobre eles, ou seja, a pauta. Peça também que sugiram os possíveis  entrevistados, como professores de Geografia e História, e pesquisem na internet ilustrações para as notícias, incluindo mapas. Outra tarefa: decidir o nome, o número de páginas da publicação e o cronograma para a realização.
7ª etapa 
Finalizados os textos e escolhidas as imagens, encaminhe a revisão do material e a diagramação. Combine com a garotada e com a direção da escola os melhores pontos para afixar o material.
Produto final 
Jornal mural sobre conflitos na África e no Oriente Médio.
Avaliação 
Analise se a turma compreendeu com clareza os aspectos determinantes dos levantes em cada país. Avalie também a consistência das notícias publicadas no jornal mural.

Via: Revista Escola

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