Pages

Feature Top (Full Width)

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Questões- Metrópoles brasileiras



Questão 1
As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, localizadas no Sudeste do Brasil, são, até agora, as únicas cidades do país que possuem o status de metrópoles globais. Essa definição justifica-se porque:
a) ambos os municípios possuem um meio urbano maior do que o meio rural.
b) São Paulo possui um alcance internacional no nível dos negócios, enquanto o Rio de Janeiro apresenta uma grande expressão turística.
c) as duas cidades encontram-se em fase de industrialização avançada, embora os índices populacionais sejam mais diminutos.
d) tanto São Paulo quanto o Rio de Janeiro são cidades de alcance internacional, abrigando, inclusive, sedes e instituições internacionalmente atuantes.
e) o potencial econômico dessas cidades sugere que, nos próximos vinte anos, elas possam tornar-se sede de organizações internacionais, tais como a ONU.

Questão 2
No Brasil, ao longo do século XX, manifestou-se um fenômeno intenso e acelerado de urbanização, igualmente acompanhado por uma metropolização, que é:
a) a transferência da população das metrópoles para as grandes capitais.
b) a emergência da importância econômica e demográfica das metrópoles, com a concentração dos serviços.
c) o processo de urbanização oriundo de fatores repulsivos no espaço rural.
d) o crescente peso das regiões metropolitanas, sobretudo das suas áreas de entorno, para a economia internacional.
e) a maior presença do Estado em áreas economicamente mais relevantes para o país, com ausência de políticas para as pequenas cidades.


Questão 3
 “As metrópoles, que apresentam expressivos traços das forças produtivas requeridas pelo novo modelo de desenvolvimento, geram condições de vida e estruturas bastante desfavoráveis à reprodução social e, consequentemente, à coesão social. Estão, portanto, no coração dos dilemas atuais da nação brasileira”.
(RIBEIRO, L. C. Q. O Desafio das Metrópoles. Le Monde Diplomatique Brasil, 04/08/2011, disponível em Le Monde Diplomatique Brasil ).
Entre os itens abaixo citados, todos podem ser considerados como problemas vivenciados pelas grandes metrópoles brasileiras, EXCETO:
a) ausência de infraestruturas comerciais e econômicas.
b) segregação residencial e socioespacial.
c) favelização e expansão desordenada das periferias.
d) desconfortos ambientais, como ilhas de calor e inversões térmicas.
e) inchamento das cidades e prejuízos na mobilidade urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário