Pages

Feature Top (Full Width)

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Tipos de Relevo : cadeias de montanhas, planaltos, planícies e depressões.




Questão 1
Regiões que apresentam níveis muito elevados de altitude costumam apresentar climas mais frios, em função da menor pressão atmosférica existente nesse tipo de ambiente.
O tipo de relevo que registra a ocorrência dos fenômenos acima apresentados é:
a) Depressões relativas
b) Depressões absolutas
c) Planaltos
d) Cadeias de montanhas
e) Planícies

Questão 2
Observe a imagem a seguir:
Visão aérea de um curso d'água em uma floresta equatorial

A fisionomia retratada na foto acima é naturalmente típica de:
a) regiões de planície, por estar em um relevo aplainado que não propicia o escoamento em velocidade dos cursos d'água, resultando na formação de meandros.
b) regiões de planalto, pois se manifesta em superfícies onduladas geralmente delimitadas por escarpas, o que se percebe pelas oscilações existentes no leito do rio.
c) regiões de planície, por se tratar de uma bacia de drenagem composta por uma floresta densa, o que só acontece nesse tipo de relevo.
d) regiões de planalto, uma vez que os processos erosivos são favorecidos pela velocidade de vazão do rio.
e) depressões absolutas, porque nessas regiões a pressão atmosférica é maior e resulta em uma ausência de coesão na organização das paisagens.

Questão 3
Observando a parte superficial da litosfera, isto é, o terreno sobre o qual vivemos, sobre o qual construímos cidades e estradas, vemos que ela apresenta formas variadas. Ao conjunto de formas variadas da superfície da Terra damos o nome de relevo.
Podemos afirmar que o relevo é o modelado da superfície terrestre. Por quê? Porque ele é constituído de áreas mais altas, áreas mais baixas, terras planas, terras acidentadas, que modelam, isto é, dão forma à paisagem da superfície terrestre”.
VESENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.184.
a) Os desníveis superficiais que caracterizam o relevo ocorrem por dois tipos de processos que ocasionam a sua constante transformação. Cite-os.
b) Apresente uma ocorrência referente a cada um desses dois processos de transformação do relevo.

Resposta 
a) As duas formas de transformação do relevo são pela ação dos processos endógenos e exógenos.
b) Para responder a essa questão, basta apresentar um exemplo de processo endógeno e um de processo exógeno de transformação do relevo.
Processos endógenos:
- Terremotos, falhamentos, vulcanismos, formação de dobramentos e outros processos relacionados com o tectonismo.
Processos exógenos:
- Erosão ou intemperismo, ambos elementos ocasionados pela ação dos ventos, das águas fluviais e pluviais, do clima e dos seres vivos.


Questão 4
Sobre as formas de relevo existentes na superfície terrestre, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Os planaltos são mais elevados que as planícies e menos do que as montanhas. Podem apresentar composições cristalinas, sedimentares e basálticas.
b) A depressão, quando abaixo do nível do mar, é chamada de absoluta, mas acima do nível do mar e abaixo da região de entorno, é chamada de relativa.
c) Nas planícies, o processo de erosão não é muito acentuado, havendo uma deposição de sedimentos em menor grau em comparação com as demais formas de relevo.
d) As cadeias montanhosas encontram-se, geralmente, nas mais recentes formações geológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário